A consolidação da dívida é uma das estratégias que pode ser usada para colocar em ordem as suas finanças pessoais. Essencialmente, é uma maneira de pagar uma ou mais linhas de crédito em troca de um empréstimo que seja mais adequado aos seus objectivos financeiros.

4 razões para consolidar a sua dívida e melhorar as suas finanças

Existem vários incentivos pessoais que fazem da consolidação de créditos uma opção atraente a explorar. Aqui estão alguns deles…

1. Pagar as dívidas do cartão de crédito

Normalmente as taxas de juros dos cartões de crédito estão na casa dos dois dígitos, e por isso, pagar os saldos em dívida do seu cartão (ou cartões) de crédito pode ajudá-lo a economizar um bom montante em juros.

2. Baixar a taxa de juros

Talvez já tenha dado alguns passos para colocar as suas finanças no caminho certo ou talvez até tenha sido aumentado recentemente. As situações financeiras estão sempre a mudar, e por isso poderá ser possível conseguir uma taxa de juro mais baixa num novo empréstimo do que a taxa existente numa linha de crédito mais antiga que você contratou.

3. Baixar a prestação mensal

A oferta flexível que os credores oferecem em termos de reembolso do montante em dívida permite que personalize a sua prestação mensal e taxa de juro para acomodar os seus objectivos financeiros. Se o seu objectivo é reduzir a prestação mensal,  poderá optar por uma consolidação de créditos.

4. Diminuir o prazo

Um crédito pessoal pode ajudá-lo a gerir o seu orçamento. Em vez de fazer o pagamento mínimo da dívida do seu cartão de crédito durante anos a fio, os créditos pessoais estabelecem planos de pagamento realistas para ajudá-lo a sair das dívidas num prazo razoável e poupar dinheiro nas taxas de juro. Ao transferir todas as suas dívidas não garantidas para um empréstimo pessoal, só terá que fazer um pagamento único a cada mês.

Embora a consolidação de créditos não seja a opção ideal para todas as pessoas e todas as situações, em muitos casos a consolidação pode melhorar significativamente as finanças pessoais das famílias.

Autor: Carlos Vieira

Carlos Vieira é gestor de conteúdos do blog creditospessoaisrapidos.info