Preocupado com a suposta concessão de crédito fácil, o Banco de Portugal deixou um alerta.
“Antes de contratarem quaisquer empréstimos ou entregarem quaisquer quantias no âmbito de contratos de empréstimo, os visados deverão sempre verificar, cuidadosamente, a legitimidade das entidades financiadoras, nomeadamente, mediante consulta prévia do sítio do Banco de Portugal na Internet, onde está publicada a lista de instituições registadas e, portanto, habilitadas a exercer atividade financeira em Portugal.”
O número de fraudes tem crescido e é urgente as pessoas estarem informadas. Para tal, o Banco de Portugal dá a conhecer algumas particularidades das propostas que se apresentam como fáceis, rápidas, sem formalidades e sem necessidade de garantias.
Banco de Portugal alerta população
Habitualmente, o contacto com novos clientes é feito através de correio eletrónico, em resultado da publicitação de ofertas de crédito em redes sociais e em que se recorre a perfis falsos e em que se usam imagens de pessoas de notoriedade pública, obviamente, sem a autorização destas.
As alegadas instituições financeiras que concedem os créditos estão sediadas em territórios fora da Europa – por exemplo, no Brasil, na República do Benim e na República do Mali.
É exigido, no final do processo e já depois do cliente ter facultado a documentação pedida, o pagamento de um valor, a título de comissão, taxa, impostos, seguro, custos administrativos, bancários ou outros.
Se o cliente pede alguma alteração à proposta (prazo, valor das prestações, montante ou outra), a entidade financeira demonstra total disponibilidade e facilidade.
A proposta de contrato de empréstimo parece fiável porque apresenta aparentes garantias de credibilidade, no entanto, quando o contrato está escrito em Língua Portuguesa nota-se graves incorreções lexicais e gramaticais.
O empréstimo nunca chega a ser concedido e além da perda das quantias entregues ainda acresce o facto dos dados pessoais terem sido facultados aumentando o risco de nova fraude e uso indevido.
Redes Sociais