Por vezes, perdemos “o fio à meada” no que diz respeito aos nossos créditos. É o crédito da casa, do carro, do portátil para o filho mais velho, das férias do verão passado, da remodelação da casa… As nossas responsabilidades somam-se e não é pouco frequente ficarmos confusos quanto à nossa situação atual. Para o ajudar, pode aceder a toda a informação de créditos no site do Banco de Portugal, através do Mapa de Responsabilidades de Crédito. Este Mapa não serve apenas para ficarmos elucidados quando estamos um pouco “perdidos” mas é também um dos documentos pedidos para dar início a um novo processo de crédito. 

Trata-se, portanto, de um documento fundamental e completamente individual que compila toda a informação sobre todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/ fiador. 

A informação presente no Mapa de Responsabilidades de Crédito é da inteira responsabilidade das instituições bancárias e entidades que concedem créditos e que os comunicam ao Banco de Portugal. Na prática, é como se o Banco de Portugal compilasse todas as informações que lhe chegam e as organizasse por instituições. O tipo de responsabilidade – devedor ou avalista/ fiador é discriminado. O produto financeiro aparece igualmente discriminado para que se possa perceber de que crédito se trata (crédito automóvel, por exemplo). 

Consultar este documento é fácil e explicamos-lhe já de seguida todos os passos e informações necessárias. 

Comecemos pelas informações necessárias. São apenas exigidas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Sem estas não conseguirá obter o seu Mapa de Responsabilidades.

Passos para conseguir o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal:

  1. Aceder ao site do Banco de Portugal.
  2. Escolher a opção “Particulares” na barra superior (esquerda). Aparece um ícone indicativo de pessoa. 
  3. Ler e aceitar as condições de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito.
  4. Clicar em obter mapa. 
  5. Pode aceder a informação histórica se o pretender, bastando para tal escolher esta possibilidade e indicando o período de tempo que quer consultar. Saiba que pode pedir toda a informação até um período máximo de 5 anos. 
  6. Autenticar-se, submetendo para tal as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. 
  7. Abrir o seu Mapa (open).
  8. Pode guardá-lo se assim o pretender (save). 
  9. Fechar a sua sessão. 

Se houver algum litígio legal esta informação consta no Mapa de Responsabilidades de Crédito. O montante total em dívida e o montante e entrada em incumprimento são outras informações presentes neste documento.