Portugal continua a ser um país que acolhe todos os anos muitos imigrantes. Seja porque ocupa uma posição geográfica favorável, seja porque somos um povo que sabe acolher ou seja porque a violência cá não tem as mesmas proporções que noutros países, somos um país que acolhe e que trata por igual todos os que o escolhem.
E acolher envolve todos os aspetos da vida em sociedade, tal como pedir um crédito para satisfazer uma necessidade ou concretizar um sonho.
Para quem está longe do seu país de origem, os bancos portugueses têm sabido dar resposta ainda que, de forma geral, esta não seja muito específica para imigrantes.
Como obter Crédito para Imigrantes:
O processo de pedido de crédito exige mais documentos mas que pode desde já ficar a par e ir reunindo, se é imigrante e pretende obter um crédito para imigrantes em Portugal: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, contrato de emprego, fotocópia dos últimos três recibos de vencimento, declarações fiscais, extratos bancários de todas as contas bancárias que possui e relatório de crédito.
Continua a ser uma crítica por parte de muitos imigrantes a exigente burocracia que Portugal lhes exige para ter acesso aos serviços bancários.
Em Portugal a lista de bancos que oferece, por exemplo, crédito à habitação é de quase duas dezenas. Banco Best, Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Millennium BCP, Novo Banco, são alguns.
A maior parte dos bancos não apresenta soluções específicas para imigrantes, pelo que considera que não há diferença entre portugueses e cidadãos estrangeiros a residir em Portugal ou porque considera que a maioria dos imigrantes vive numa situação difícil e tem um trabalho precário.
Relativamente ao crédito ao consumo, há apenas um único produto específico para imigrantes: o BB Viagens. Este é um produto do Banco do Brasil que permite um financiamento das viagens de Portugal para o Brasil, através da TAP: O cliente pode então pagar a sua viagem em 6 meses sem juros.
No que diz respeito ao crédito à habitação, a União de Créditos Imobiliários (UCI) foi pioneira na criação de um crédito à habitação específico para imigrantes. Prazo bastante alargado – até 40 anos e créditos para imigrantes de qualquer nacionalidade são alguns dos aspetos diferenciadores deste crédito. O Deutsche Bank e o Barclays disponibilizam os contratos na língua do imigrante.
Há um Plano Nacional para a Integração dos Imigrantes que pode ser consultado através da internet e que contém muitas informações úteis para quem é imigrante e pretende ficar a par dos seus direitos e deveres.
Redes Sociais