Segundo o Banco de Portugal as taxas máximas no crédito ao consumo irão baixar no primeiro trimestre do ano 2015, tendo em conta as taxas aplicadas no último trimestre de 2014.

crédito ao consumo

Apesar da diferença não parecer muito significativa irá notar-se bastante nos juros a pagar pelos consumidores, sendo que as taxas máximas deverão baixar em média cerca de 0,2 pontos percentuais em relação às taxas aplicadas neste trimestre.

Crédito ao Consumo com novas taxas

As taxas máximas serão alteradas nos créditos ao consumo, nomeadamente com destino à educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, baixando assim dos 5,8% para os 5,6%. Contudo em relação aos créditos pessoais sem finalidade específica, lar, consolidado apenas irão baixar 0,1 ponto percetual, passando dos 16,1% para os 16%.

No crédito automóvel as taxas irão baixar dos 7,6% para os 7,5%, sendo que para a locação financeira ou aluguer de longa duração passará dos 8,8% para os 8,6%, em relação ao crédito automóvel com reserva de propriedade, as taxas não serão alteradas, contudo para veículos usados a taxa de juro irá baixar dos 14,4% para os 14,2%.