credito_habitacao

Os portugueses continuam a apostar na compra de casa apesar da crise. Os últimos dados do Banco de Portugal mostram que o crédito habitação disparou mais de 60% até abril em relação ao ano passado. Foram mais de 1.600 milhões de euros concedidos.

O mês de abril destoou um pouco deste crescimento assistindo-se mesmo a um abrandamento do crédito habitação comparando com o mês de março. O abrandamento traduziu-se em menos 3% do valor dos empréstimos. Em abril, os empréstimos ficaram em quase 400 milhões de euros, valor um pouco abaixo dos 491 milhões de euros emprestados em março. Por sua vez, assistiu-se a um aumento no crédito ao consumo. Mais 5% comparando com o mês anterior.

Crédito Habitação – Cada vez mais empréstimos concedidos

O crédito habitação continua a perfazer quase metade de todo o dinheiro emprestado pelos bancos.

O mercado de arrendamento mantém-se assim atrás da compra e venda de imóveis. Só em Lisboa e de acordo com os dados do censo de 2011, recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística, um quarto dos imóveis disponíveis no mercado foram alugados, tendo sido os restantes vendidos.

Quanto às empresas, os bancos concederam 2.413 milhões de euros, no mês de abril.

Já de juros junto da banca, as empresas obtiveram 9.768 milhões de euros, nos primeiros quatro meses deste ano. Estes números representam uma queda de 7% comparando com igual período do ano passado.