Há largas décadas que os portugueses guardam o seu Portugal no coração e rumam para o estrangeiro à procura de uma vida melhor. É uma aventura para muitos mas vão sempre à procura do que é melhor para os próprios e para as suas famílias. Melhores salários é por norma o que mais anseia, numa primeira fase, quem larga o seu país. Chegados ao país de destino, muitas vezes, a vida tem que começar do zero. Passo a passo vão conseguindo fazer o seu caminho que como muitos acabam por confidenciar no início pode ser duro. Com o tempo o caminho torna-se mais sólido mas a ligação ao nosso país mantém-se forte e, por vezes, com vontade de investir o dinheiro cá ou de adquirirem cá património. 

Antes de mais, informamos que são vários os bancos portugueses que disponibilizam serviços específicos aos emigrantes. Muitos portugueses optam também por escolher uma instituição bancária do país de destino por uma questão de facilidade em gerir os seus processos. Mas vamos centrar-nos em ajudar todos aqueles que querem continuar com o seu banco em Portugal até porque por cá, as instituições têm serviços de atendimento telefónico para gerirem muitas situações e condições à distância. Há ainda várias instituições portuguesas com agências em vários países e que disponibilizam nos seus sites guias com informações úteis sobre alguns países e cidades estrangeiras onde o banco se encontra. 

O primeiro passo para se pensar num crédito para portugueses no estrangeiro é a abertura de uma conta bancária, o que por norma, já foi feito até há vários anos. Porém se não é o caso, pode sempre fazê-lo. Necessita de pedir o estatuto de emigrante. 

Crédito à habitação

Comprar uma casa de férias em Portugal ou uma casa para habitação a médio ou longo prazo é possível ainda que não se verifiquem condições especiais para emigrantes, pelo contrário. Por não ser considerada habitação permanente, o spread pode ser mais alto. No entanto, não é caso para não se fazer uma simulação e comparar. Pode fazer uma simulação de crédito tal como se estivesse em Portugal. Os documentos incluem os habitualmente pedidos como declaração de IRS, comprovativo de rendimentos e recibos de vencimento ou pensão. 

Voltando ao spread, há bancos que apresentam condições preferenciais para se beneficiar de um spread mais reduzido incluindo para tal a subscrição de um número mínimo de produtos/ serviços. Quanto mais produtos/ serviços se subscrever (até um máximo) maior é a redução no spread.