O Sistema Nacional de Saúde (SNS) continua a ser alvo de muitas queixas. É opinião de quase todos os portugueses que o SNS não responde às necessidades de quem dele precisa. Madrugar para conseguir uma consulta no Centro de Saúde, esperar meses ou mesmo anos por uma consulta de determinada especialidade no hospital são realidades conhecidas por muitos. E sabemos que, no que toca a saúde, o tempo pode ser o maior inimigo.
Nos últimos anos é crescente o número de pessoas que procura um seguro de saúde que responda às suas necessidades e às necessidades da sua família.
Vamos dar-lhe todas as dicas para que possa escolher o melhor seguro de saúde do mercado.
Aspetos a considerar na decisão do melhor seguro de saúde:
Analise as suas reais necessidades e as necessidades da sua família. Na maioria dos seguros a hospitalização, que inclui internamento e cirurgia, está presente, isto é, é uma cobertura base. Contudo, há decisões como parto ou estomatologia que têm que ser ponderadas. Se, por exemplo, tem necessidade constante de ir ao dentista, se tem filhos pequenos,… incluir estomatologia é importante para assumir a maioria das despesas relacionadas com dentista. Dentro da estomatologia é importante ver todos os detalhes para escolher a opção mais adequada, até porque em tratamentos mais avultados pode não compensar incluir esta cobertura.
Se pretende engravidar, incluir o parto no seu seguro de saúde pode dar-lhe segurança e tranquilidade para pensar em aumentar a sua família. No entanto, preste atenção ao período de carência – período de tempo após a subscrição em que não pode recorrer ao seu seguro. No caso do parto, habitualmente o período de carência é de 365 dias, tempo que também é exigido para muitas cirurgias. Já as consultas tendem a ter um período de carência bem menor, mas estas informações variam de seguradora para seguradora. Garantir o pagamento de óculos, lentes ou parte do custo dos medicamentos são outras opções que devem ser tidas em conta, tal como incluir ou não o serviço de assistência que consiste na ida do médico a casa do utente. Esta opção é muito importante para algumas famílias que não têm facilidade de deslocação ou cujo utente ou os seus familiares não têm capacidade de locomoção ou não são recomendadas deslocações.
O montante que fica a cargo do utente, ou seja, o copagamento deve ser bem analisado nas condições de cada seguro para evitar surpresas desagradáveis no fim dos atos médicos.
Há seguros de saúde que apresentam maiores restrições em relação à idade, doenças pré-existentes e até exclusões.
Incluir vários familiares do seu agregado familiar torna-se mais vantajoso.
Tenha em atenção ainda as especialidades médicas que mais irá precisar, os médicos que trabalham para a seguradora e a localidade onde vive. Há especialidades que, nalguns seguros estão excluídas, como a psiquiatria ou tratamentos de fisioterapia.
O melhor seguro de saúde do mercado só é o melhor para si e para a sua família. As necessidades de uma família amiga que lhe recomendou o seguro X podem ser bem diferentes das necessidades da sua família. O melhor seguro é o que responde exatamente às suas necessidades e às da sua família, o que tem condições e restrições que são “aceitáveis” e mensalidades que estão dentro do orçamento.
Redes Sociais