home-1353389_1280

O financiamento imobiliário é, sem dúvida alguma, o tipo de produto financeiro mais procurado em todo o mundo, principalmente porque é ele que marca a evolução da idade jovem para a adulta, com a procura da melhor solução possível para a criação da sua própria independência. Este é um produto financeiro que pode funcionar como alavanca para conseguir casa própria ou simplesmente para conseguir o espaço comercial que necessita para lançar o seu próprio negócio, sendo assim procurado para diversas situações, é também o que possui mais atenção por parte das instituições financeiras.

Com tantas opções à disposição dos interessados, é muito comum que estes tenham diversas dúvidas sobre qual o melhor produto para si, para as suas condições financeiras e para as suas necessidades. Por isso, antes de adquirir qualquer produto deve fazer várias simulações, de preferência em todas as instituições possíveis, ficando assim a conhecer quais são as condições que vai estar sujeito durante muitos anos (principalmente porque devido ao volume financeiro associado, o mais certo é estar ligado à instituição financeira durante grande parte da sua vida adulta).

Cuidados a ter no Financiamento Imobiliário

Apesar de ser muito normal as compras por impulso, este é o tipo de aquisição que deve demorar muito tempo até ser decidida. Lembre-se que será uma ligação durante grande parte da sua vida, por isso é essencial que seja muito bem escolhida, sempre com atenção a alguns dos fatores mais importantes:

Instituição

A escolha da instituição é um dos fatores mais importantes, pois vai depender de uma boa relação entre a mesma e o cliente para garantir que todas as suas dúvidas são esclarecidas rapidamente e com toda a atenção que merece. É ainda importante, se possível, escolher uma instituição com quem já tenha tido algum contacto, facilitando assim o acesso aos seus dados e agilizando todo o processo.

Taxas

As taxas aplicadas a este tipo de produto, em alguns casos bastante altas, são os fatores que vai ter que ter em atenção se não quer que o valor total a pagar ultrapasse o dobro do pedido. Isto é, as taxas de juro a que o financiamento estará sujeito vão influenciar o valor total que o cliente vai pagar, sendo que quanto mais prazo de pagamento tiver, mais será essa taxa, traduzindo-se assim num valor total a pagar bastante superior ao pedido.

Estas taxas estão ainda sujeitas a pequenas (por vezes não tão pequenas assim) a mudanças que o mercado financeiro tenha, por isso deve estar sempre atento a modificações recentes, sabendo assim quando a melhor época para a aquisição do financiamento, principalmente no caso de poder esperar alguns meses.

Negociação

A negociação com a instituição que escolheu é outro fator a ter em conta. Muitas vezes a pessoa fica pela simulação, escolhendo aquele que lhe parece mais adequado às necessidades, mesmo com pequenos ajustes necessários, chega mesmo a evitar negociar com a instituição por falta de conhecimento. No entanto, uma boa relação com a instituição começa na primeira negociação que faz, chegando por vezes a ajustar o produto às suas necessidades de forma a conseguir melhorar o resultado futuro.

De uma forma geral, o financiamento imobiliário é um dos produtos que requer mais atenção por parte do cliente, não só para a escolha mais acertada possível (com ou sem ajustes), como também para a escolha adequada para o seu futuro. Uma má escolha neste produto pode resultar numa luta constante até ao resto da vida de adulto de qualquer um, logo é necessário “perder” algum tempo a analisar, simular e ajustar o produto às suas necessidades, chegando assim à melhor solução para o seu caso em particular.