credito consolidado


São cada vez mais os portugueses que acumulam vários créditos, desconhecendo a modalidade do crédito consolidado. Ao sonho de ter casa própria junta-se a necessidade de ter um carro, de colocar o filho na faculdade,… As dificuldades são muitas e continuam a exigir que se recorra a instituições bancárias para se concretizar os sonhos.

Mas quando se tem diferentes créditos surgem alguns constrangimentos. Diferentes taxas de juros, diferentes mensalidades, diferentes prazos e diferentes datas de pagamento são constrangimentos comuns a todos os portugueses.

A solução para melhor gerir a responsabilidade para com os diferentes créditos pedidos pode passar por um crédito consolidado.

Este crédito é precisamente a junção de vários créditos que a pessoa possui. Reúne várias vantagens e carece de alguma atenção para com potenciais desvantagens.

Vantagens do crédito consolidado

  • Aumento dos prazos de amortização
  • O valor da prestação mensal pode ser inferior comparativamente com a soma dos valores das prestações dos vários créditos
  • Uma só mensalidade
  • As taxas de juros diminuem
  • Uma só data de pagamento
  • Mais facilidade em gerir o prazo do pagamento

Apesar das vantagens falarem por si, este é um novo crédito e, portanto, requer atenção e uma análise cuidada para que aquela que parecia ser a luz ao fundo do túnel não constitua um novo problema.  

Desvantagens do crédito consolidado

  • Nalgumas situações fazer este tipo de crédito pode traduzir-se num custo global mais elevado (dependendo para tal das características dos créditos anteriores)
  • Há determinadas especificidades dos créditos contraídos que importa conhecer bem, porque alguns têm penalizações ao serem amortizados antes do tempo que foi previamente acordado
  • Há famílias que encaram esta possibilidade como um incentivo ao consumo endividando-se mais

O crédito consolidado integra duas possibilidades:

  • Crédito consolidado com hipoteca

Esta possibilidade é constituída por um crédito à habitação e outros créditos menores. Se não houver um crédito à habitação, o imóvel onde a pessoa/ família reside é dado como garantia. Ao ser dado o imóvel como garantia consegue-se mensalidades mais baixas e prazos mais alargados.

As instituições bancárias acabam por preferir esta forma em detrimento do crédito consolidado sem hipoteca.

  • Crédito consolidado sem hipoteca

Não há garantia do imóvel nesta forma de crédito consolidado.

O crédito consolidado sem hipoteca pode ter um prazo menos alargado e prestações mensais mais altas comparativamente com a hipótese anterior.

Contudo, esta opção pode ser melhor do que lidar com vários créditos menores.

O crédito consolidado sem hipoteca, também conhecido apenas por crédito consolidado, pode ainda assim constituir uma redução das prestações em mais de 60%.

Como em qualquer situação que envolva empréstimos bancários conhecer bem as diferentes opções, comparar e negociar são as palavras de ordem. Faça simulações em várias instituições bancárias e analise todas as condições para que, no fim, possa fazer a escolha mais acertada para si e para a sua família.