Os encargos dos portugueses com os seguros inerentes ao crédito habitação equivalem ao mesmo valor pago em juros.
Com a taxa Euribor em mínimos históricos, os portugueses que possuem este crédito andam com o orçamento familiar mais folgado.
Quando se faz um crédito habitação são necessários dois seguros: seguro de vida e seguro multi-riscos. Quase cerca de 4 milhões de portugueses, número de portugueses que possuem crédito habitação, pagam pelos dois seguros obrigatórios o mesmo valor que pagam em juros.
Dados sobre prestação mensal do crédito habitação
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) concluíram que o valor médio da prestação mensal do crédito habitação, em abril, estava na ordem dos 238 euros. Deste valor apenas 49 euros dizia respeito aos juros.
Este é assim um dado histórico porque nunca os juros do financiamento destinado à habitação foram tão baixos no nosso país. E tudo graças à descida dos indexantes para valores, por vezes, negativos.
Os seguros obrigatórios são definidos de acordo com alguns parâmetros como a idade, no caso do seguro de vida e a totalidade do valor em dívida, no caso do multi-riscos e são, portanto, variáveis.
Numa altura em que os portugueses continuam a preferir comprar habitação própria em detrimento do arrendamento (o mercado do arrendamento está muito abaixo do mercado de compra e venda de imóveis), estes dados são bem recebidos.
Redes Sociais