Os cartões bancários não funcionam todos da mesma maneira e, aliás, podem ser divididos em 3 categorias:

  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • Cartão pré-pago

Os cartões bancários que apresentam uma única função (débito, crédito ou pré-pago) são cartões puros ou simples, enquanto que os que combinam funções de débito e de crédito denominam-se cartões duais ou mistos.

Tudo sobre cartões bancários

O cartão de débito permite levantar dinheiro, fazer pagamentos e realizar transferências bancárias e, quando a conta de depósito associada é debitada pelo valor correspondente, esse valor é subtraído de imediato ao saldo da conta à ordem.

O cartão de crédito permite efectuar pagamentos de bens e serviços e levantar dinheiro a crédito, aos balcões dos bancos ou nas caixas multibanco. O cartão de crédito tem um limite máximo de crédito (plafond) concedido pela instituição de crédito.  A data-limite para o pagamento é estabelecida previamente entre o cliente e a instituição de crédito.

 Se o cliente decidir pagar a 100%, paga a totalidade do montante em dívida até à data-limite e não fica sujeito ao pagamento de juros.  Se pagar parcialmente, são aplicados juros ao montante não pago.

O cartão de débito diferido é um subtipo de cartão de crédito, associado a uma conta de depósito à ordem e que permite levantar dinheiro e realizar pagamentos de bens e serviços sem que haja um débito automático e imediato da conta de depósitos à ordem. Estes valores são posteriormente debitados, em data acordada entre o cliente e o banco, não havendo lugar ao pagamento de juros. O cartão tem associado um limite máximo de crédito.

O cartão pré-pago tem disponível um montante pago antecipadamente pelo titular e, quando é utilizado, o montante disponível reduz-se pelo valor correspondente. Este cartão permite efectuar pagamentos e levantamentos de dinheiro tal como um cartão de débito, desde que tenha saldo disponível.