Hoje em dia a oferta de cartões de crédito, ascende claramente as cenas. Uns apresentam-se tal como são, outros usam “máscaras” para que se pense que se trata de outra coisa. A realidade actualmente é que a sociedade vive do crédito, e o seu rei é mesmo o Cartão de Crédito.
Mas como em tudo na vida, os cartões de crédito possuem vantagens e desvantagens, que vão ser apresentadas de seguida.
Vantagens dos Cartões de Crédito
– Possibilidade de comprar tudo o que achemos necessário, exactamente no momento que nos deparamos com o objecto/serviço.
– Permite-nos fazer o nosso dia-a-dia sem andar com dinheiro na carteira.
– É possível ficar com um comprovativo de tudo aquilo que adquire.
– É muito mais fácil e rápido de usar, e normalmente mais barato, do que a utilização de cheques.
Desvantagens dos Cartões de Crédito
– Possibilidade da compra sair mais cara, se houver juros envolvidos ou outros encargos financeiros, com a utilização do contrário em vez de dinheiro.
– Dado a sua facilidade, facilmente se perde o controlo. O que resulta num aumento de encargos e eventualmente dificuldades financeiras no futuro.
– Tentação de efectuar mais compras de uma forma compulsiva, já que não se vê “o dinheiro a sair da carteira”.
Actualmente existem dois tipos de cartões de crédito. Os cartões emitidos por uma instituição financeira e os cartões de loja ou marca que têm crédito associado, e que têm surgido cada vez mais na nossa sociedade como forma de nos fidelizarmos a determinada loja ou marca.
Há lojas que têm acordos com instituições de crédito de forma a poderem oferecer aos seus clientes crédito na compra dos bens que disponibilizam. Estes cartões permitem aos clientes obter descontos por fidelização e outro tipo de vantagens únicas não acessíveis aos demais clientes – promoções, bónus, descontos.
Como nem tudo são mais-valias na utilização de cartões de crédito, existe ainda os custos associados ao uso dos mesmos, os juros. O melhor mesmo é ler e analisar atentamente o contrato do seu cartão de crédito na hora da sua aquisição, para saber exactamente qual a taxa de juro que lhe está associada, assim como a forma de cálculo do mesmo. Isso serve efectivamente para que quando usar o seu cartão, saiba exactamente quanto e quando vai pagar essa mesma taxas. Outra coisa a ter em atenção são as penalidades aplicadas em caso de incumprimento no pagamento das prestações, algo que deverá certamente evitar para não encontrar dissabores no futuro.
Cuidados com os Cartões de Crédito
É ainda importante que faça um pequeno seguro para que possa utilizar o seu cartão de crédito sem qualquer receio. Esses seguros servem essencialmente para casos de morte, invalidez temporária ou permanente, desemprego, roubo ou até protecção às compras (quando existe determinado problema com o bem adquirido). Desta forma, aconselhamos que se informe se tem algum seguro deste tipo associado ao seu cartão de crédito, caso não o tenha sugerimos que proceda ao requerimento do mesmo, principalmente se pretender fazer um uso intensivo do mesmo.
Além desses seguros associados ao cartão, actualmente a maioria dos cartões possui um chip de protecção extra. Esse chip contem informações encriptadas sobre o próprio cartão e a conta associada ao mesmo. Este chip serve ainda para que sempre que seja feito um pagamento o vendedor terá que deixar o cartão junto do terminal ATM, evitando assim que este fique fora do alcance do seu dono para evitar situações de fraude ou roubo.
A verdade é que os cartões de crédito vieram facilitar e muito a vida da maioria das pessoas da nossa sociedade, no entanto o uso descontrolado e não cuidado do mesmo poderá trazer muitos dissabores para o seu dono, ou mesmo situações complicadíssimas no futuro. Por isso o melhor a fazer é analisar da melhor forma possível o contracto de aquisição do mesmo, assim como perceber exactamente tudo o que está associado a este.
Redes Sociais