Há novas regras desde janeiro do ano passado em relação ao crédito hipotecário mas vamos começar por explicar o que é um crédito hipotecário. 

Um crédito hipotecário em Portugal é um tipo de crédito em que quem solicita um crédito dá como garantia um imóvel ou um bem equiparado como automóvel, barco ou aeronave. Em caso de incumprimento do devedor, a instituição bancária tem o direito de ficar com o imóvel ou bem equiparado que tenha sido dado como garantia, ou seja, o cliente pode perder o bem dado como garantia em caso de incumprimento. 

Mal qual é a diferença em se dar um bem como garantia?

O crédito hipotecário apresenta maior probabilidade do crédito ser aprovado. Dá-se uma contrapartida em caso de incumprimento. As vantagens não se ficam por aqui como nalguns casos em que se verificam taxas de juro mais baixas, no entanto, a aprovação do crédito é a vantagem que mais se destaca de forma geral. 

O bem hipotecado tem que ser do próprio?

Pode ser do próprio cliente que solicita o crédito ou pode ser de uma terceira pessoa que aceita dar o bem como hipoteca. 

Como pedir um crédito hipotecário em Portugal?

Pode pedir um crédito hipotecário na maioria das instituições bancárias que operam em Portugal. O empréstimo passa por um processo de análise e aprovação como acontece com outros tipos de créditos. Há fatores que influenciam a aprovação do crédito como a idade e uma percentagem baixa da taxa de LTV (taxa Loan to Value). 

Para que tipos de crédito se pode solicitar um crédito hipotecário?

O crédito à habitação é o mais habitual, contudo um crédito consolidado com hipoteca também é outra possibilidade bem como um crédito multirriscos (conhecido também como crédito conexo ou multiopções). Este último refere-se a um novo contrato que é feito na mesma instituição bancária onde foi já pedido um crédito à habitação. 

Se está a pensar avançar para um pedido de crédito hipotecário não deixe de procurar várias instituições para poder comparar e escolher a opção que se torna mais vantajosa para si e para a sua família. 

Para ficar a par de tudo sobre crédito hipotecário em Portugal falta falar nas regras que mudaram. 

Quais são as novas regras no crédito hipotecário?

Desde o dia 1 de janeiro de 2018 que foram aprovadas novas reras para o crédito hipotecário que inclui crédito à habitação com garantia hipotecária, crédito à habitação sem garantia hipotecária, locação financeira de bens imóveis e outros créditos garantidos por hipoteca ou por outra garantia equivalente habitualmente utilizada sobre imóveis. 

A ficha de informação normalizada (FIN) foi substituída pela ficha de informação normalizada europeia (FINE). Esta tem que ser disponibilizada pelo banco aquando da simulação e aquando da comunicação de aprovação e descreve os pontos mais importantes do crédito. 

A FINE tem que ser dada a conhecer aos fiadores através de uma cópia, bem como a minuta do contrato. 

A proposta contratual apresentada ao cliente fica válida agora por um período de 30 dias, mas não pode ser assinada nos primeiros sete dias para dar tempo suficiente de ponderação ao cliente e fiador.