O crédito pessoal permite dar resposta a muitos sonhos dos portugueses. Seja fazer “aquela viagem da sua vida”, comprar uma autocaravana para partir pelo nosso país sem destino, adquirir um equipamento doméstico que tanta falta lhe faz, colocar o seu filho na faculdade, uma despesa inesperada, seja… o sonho que for há instituições bancárias prontas a responder.
O crédito pessoal é um serviço de financiamento prestado pelos bancos e que permite aos seus clientes a compra de bens de consumo ou outros produtos, incluindo imóveis permanentes. Não há necessidade de especificar onde o dinheiro será aplicado.
O crédito pessoal apresenta-se como fácil e rápido
Se pensa pedir um crédito pessoal, antes de fechar contrato com o seu banco faça simulações noutros bancos de forma a comparar todas as condições. Aproveite a proposta mais vantajosa para negociar com o seu banco.
Lembre-se que um crédito pessoal não deixa de ser um empréstimo e apesar das vantagens serem aliciantes também conta com algumas desvantagens.
De forma a esclarecê-lo melhor reunimos as vantagens e desvantagens dos créditos pessoais.
Vantagens:
- Fácil (nalgumas situações pode ser conseguido online, diretamente do site das entidades bancárias não exigindo que se saia de casa)
- Rápido (permite responder a situações urgentes)
- Flexível ao nível do uso
- Flexível no prazo
- Menos burocrático já que exige menos documentação
- Mensalidades mais ajustáveis
- Prazos mais alargados
- Os montantes solicitados podem ser posteriormente aumentados, em muitos casos
Desvantagens:
- Taxas de juro mais altas (Nalguns casos pode chegar aos 30%. No entanto, e quando comparado com o cartão de crédito, os juros podem ser mais baixos e constituir uma vantagem)
- Pode ser um apelo ao consumo devido às facilidades com que os créditos pessoais se apresentam
- Elevados custos de contrato
- Há taxas que podem não ser dadas a conhecer de forma clara e depois acabam por surpreender negativamente os clientes (lembre-se que o mercado está muito agressivo e analise tudo ao pormenor)
- No caso de incumprimento as penalizações são muito elevadas
Redes Sociais